As modalidades tarifárias aplicáveis às componentes de consumo de energia elétrica ativa e demanda, devem ser escolhidas visando o menor custo para a unidade consumidora em função do regime de operação ao longo do dia e dos meses do ano, respeitando, entretanto, as premissas definidas pela Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL:
I – a pedido do consumidor, desde que a alteração precedente tenha sido anterior aos 12 (doze) últimos ciclos de faturamento;
II – a pedido do consumidor, desde que o pedido seja apresentado em até 3 (três) ciclos completos de faturamento posteriores à revisão tarifária da distribuidora; ou
III – quando ocorrer alteração na demanda contratada ou na tensão de fornecimento que impliquem em novo enquadramento.
As modalidades vigentes para o Grupo A, na NEOENERGIA PERNAMBUCO, são:
• Convencional Monômia (optante para o grupo B): consiste no faturamento com aplicação da tarifa em Baixa Tensão.
• Horária Azul: consiste na aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica (kWh) e de demanda de potência (kW), de acordo com as horas de utilização do dia (Ponta e Fora de Ponta).
• Horária Verde: consiste na aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica (kWh), de acordo com as horas de utilização do dia (Ponta e Fora de Ponta), assim como de uma única tarifa de demanda de potência (kW).
Como Solicitar
1) Acesse abaixo: Solicitar Serviço;
2) Informe o número da Conta Contrato;
3) Preencha os campos e selecione as opções de acordo com sua necessidade e características da unidade consumidora;
4) Detalhe o motivo da solicitação e inclua as informações adicionais, se necessárias;
6) Anexe os documentos, conforme o caso:
Empresa Privada
- Contrato ou Estatuto Social atualizado;
- Ata de eleição da diretoria atual, quando houver;
- Procuração pública ou particular vigente atribuindo poderes para assinatura de documentos contratuais;
- RG e CPF ou CNH dos representantes legais;
- Formulário de Alteração de Tarifa.
Poder Público
- Ato de nomeação ou Termo de Posse do representante legal;
- RG e CPF ou CNH dos representantes legais;
- Formulário de Alteração de Tarifa.
7) Leia e confirme o Termo de Aceite;
8) Após o envio da solicitação, será gerado um número de protocolo;
9) O documento contratual para assinatura será encaminhado para o e-mail cadastrado em seu usuário.
Fique Atento
• Caso a unidade consumidora seja atendida em Baixa Tensão, a migração para Média ou Alta Tensão deverá ser solicitada mediante a apresentação de um Projeto Elétrico da Subestação.
• Para solicitações de troca de modalidade tarifária com aumento de demanda, sendo a nova demanda superior à 100kW
, será necessário realizar uma análise de viabilidade técnica do sistema elétrico, para avaliar a disponibilidade de atendimento à carga solicitada. Nestes casos, antes de realizar a solicitação de aumento de demanda, deve-se realizar a solicitação de Disponibilidade para aumento de demanda.