A demanda contratada para a unidade consumidora refere-se à demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato, e que deve ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).
 
A contratação da demanda deve observar, em pelo menos um dos postos tarifários, os valores mínimos de: 
 
 
 
 
I – 3 MW, para os consumidores livres; 
 
II – 500 kW, para os consumidores especiais; e 
 
III – 30 kW, para os demais consumidores do Grupo A, inclusive cada unidade consumidora que integre comunhão de interesses de fato ou de direito de consumidores especiais.
 

 
 
A contratação de demanda não se aplica às unidades consumidoras do grupo A que optarem pela aplicação de tarifas do grupo B. A alteração do valor da demanda contratada deverá ser solicitada por escrito pelo consumidor e o atendimento será realizado mediante o cumprimento das disposições previstas na Resolução Normativa nº 1000/2021 da ANEEL:
 

 
 
Aumentar Demanda
 
O atendimento será realizado em até 30 (trinta) dias, mediante a formalização de Termos Aditivos aos contratos em vigor, observando-se ainda o disposto nos Arts. 32 e 134 da referida Resolução Normativa.
 

 
Para solicitações de aumento de demanda, sendo o acréscimo superior à 100kW, será necessário realizar uma análise de viabilidade técnica do sistema elétrico, para avaliar a disponibilidade de atendimento à carga solicitada. Nestes casos, antes de realizar a solicitação de aumento de demanda, deve-se realizar a solicitação de Disponibilidade para aumento de demanda (Clique Aqui).
 

 
 
Reduzir Demanda
O atendimento será realizado mediante a formalização de Termos Aditivos aos contratos em vigor, desde que solicitado com antecedência mínima de:

 
I – 90 (noventa) dias, para os consumidores pertencentes ao subgrupo A4; ou 
II – 180 (cento e oitenta) dias, para os consumidores pertencentes aos demais subgrupos. 
É vedada mais de uma redução de demanda em um período de 12 (doze) meses.

 
 

 
Como Solicitar
1) Acesse abaixo: Solicitar Serviço;
2) Informe o número da Conta Contrato;
3) Preencha os campos obrigatórios;
4) Selecione as opções de acordo com sua necessidade e características da unidade consumidora;
5) Detalhe o motivo da solicitação e inclua as informações adicionais, se necessárias;
6) Faça o download do arquivo, preencha as informações e anexe na solicitação Formulário de Demanda e Alteração de Carga.docxFormulário de Demanda e Alteração de Carga.docx
7) Anexe os documentos, conforme o caso:
Empresa Privada
 
 
            - Contrato ou Estatuto Social atualizado;
 
    - Ata de eleição da diretoria atual, quando houver;
 
    - Procuração pública ou particular vigente atribuindo poderes para assinatura de documentos contratuais;
 
    - RG e CPF ou CNH dos representantes legais;
            - Formulário de demanda e alteração de carga.

 
        Poder Público
    - Ato de nomeação ou Termo de Posse do representante legal;
    - RG e CPF ou CNH dos representantes legais;
            - Formulário de demanda e alteração de carga.

 
Leia e confirme o Termo de Aceite;
8) Após o envio da solicitação, será gerado um número de protocolo;
9) O documento contratual para assinatura será encaminhado para o e-mail cadastrado em seu usuário.​

 
Fique Atento
A cada redução dos montantes contratados, poderá ser cobrado ao consumidor o ressarcimento dos investimentos realizados e não amortizados relativos ao cálculo do encargo de responsabilidade da distribuidora, sempre que for necessário realizar investimento específico para viabilizar o fornecimento.
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